Frei Rufin (primeira página)

A Agnès de Prague (2)

 1 À filha do Rei dos reis, à serva do Senhor dos senhores, à mui digna esposa de Cristo e nobre rainha Inês, 2 Clara, inútil e indigna serva do Senhor dos senhores, e votos de saúde e perseverança na altíssima pobreza.

3 Rendo graças ao autor de todas as graças, do qual dima-nam todas as boas dádivas e os dons perfeitos, que te adornou com tantas virtudes e tantos sinais de perfeição, 4 de modo que sendo uma imitadora perfeita e diligente da perfeição do Pai tenhas também tu chegado à perfeição e seus olhos já nada de imperfeito em ti encontrem.

5 Esta é aquela perfeição pela qual o Rei dos Céus se unirá a ti na mansão celeste, onde reina sentado num trono de estre-las (13). 6 Pois que desprezaste a glória da realeza terrena, e renun-ciaste às delícias dum casamento imperial 7 tornaste-te imita-dora da altíssima pobreza e em espírito de grande humildade e ardente caridade, seguiste as pegadas d'Aquele que te achou digna para esposa.

8 Conhecendo eu a fama das tuas virtudes, quero, no entan-to, poupar-te com desnecessários elogios verbais, 9 ainda que a ti não te pareça supérfluo nada que de alguma maneira te possa trazer consolação. 10 Mas, como uma só coisa é necessária, a uma só coisa te chamo a atenção por amor d'Aquele a quem te ofe-receste como vítima santa e agradável. 11 Eu te exorto a não esqueceres o teu santo propósito e qual outra Raquel, não percas de vista as motivações de início;
mantém-te firme
no que já alcançaste;
sê constante no que fazes;

12 não desanimes no caminho, corre veloz,
com passo leve e sem tropeçar; que nem a teus pés o pó se apegue;

13 avança segura,
alegre e jovial,
no caminho da felicidade,

14 não acredites nem confies
em quem te tentar desviar
deste propósito;
ultrapassa todo o obstáculo do caminho,
e sê fiel ao Altíssimo (cf. Sl 150, 14)
no estado de perfeição
a que te chamou o Espírito Santo.

15 Para caminhar com mais segurança na senda dos manda-mentos do Senhor, segue os conselhos do nosso venerável pai e irmão Frei Elias, Ministro Geral. 16 Prefere os seus conselhos a qualquer outro e estima-os mais que o dom mais precioso. 17 Se, pois, alguém, te disser ou sugerir algo que impeça a tua perfeição ou que vá contra a tua vocação divina, não sigas o seu conselho, mesmo que te mereça muita veneração, 18 antes, como virgempobre, abraça a Cristo pobre. 19Contempla-O desprezado por teu amor e segue-O tornando-te desprezível por Ele neste mundo.

20 Contempla, nobre rainha, o teu Esposo. Sendo o mais belo dos filhos dos homens, transformou-se, para tua salvação, no mais desprezível dos mortais. Morreu na Cruz, no meio dos maiores sofrimentos, golpeado e vezes sem conta açoitado em todo
o corpo. Olha, medita e contempla e que o teu coração se inflame na sua imitação.

21 Se com Ele sofreres,
com Ele reinarás;
se com Ele chorares,
com Ele exultarás;
se com Ele morreres na Cruz da tribulação,
com Ele habitarás na glória dos santos,
na mansão celeste,
e teu nome será gravado

22 no livro de vida
e para sempre glorificado entre os homens.

23 Em vez das honras terrenas e transitórias terás para todo
o sempre a glória do Reino celeste, participarás dos bens eternos em troca de bens perecíveis e viverás uma felicidade sem fim.

24 Adeus, querida irmã e senhora. Sê forte no Senhor, teu Esposo. 25 N'Ele me recomendo às tuas piedosas orações, junta-mente com minhas irmãs. Rejubilemos pelo bem que o Senhor, pela sua graça, em ti realiza. Encomenda-nos às orações das tuas irmãs.

Topo da página

Realizado por www.pbdi.fr Ilustrado por Laurent Bidot Tradução : Nathalie Tomaz