Frei Rufin (primeira página)

Introdução ao manual de formação

Carregar o capítulo au format 21x29,7 cm

Vai ! Vende o que possuis e dá-o em esmola aos pobres e segue-me

Manual de formação destinado aos formandos da Ordem Franciscana Secular e a qualquer pessoa de Boa Vontade

Olá !

Tu que abres esta página, saúdo-te! Que o Senhor te dê a Paz.

Viste um filme sobre São Francisco de Assis; ou leste um livro que conta a sua vida; ou um dos teus amigos falou-te dele e desejas saber mais algo sobre este homem extraordinário. Foi “amor à primeira vista” e desejas talvez seguir imediatamente as suas pisadas, sem esperar! Se e (for este) o caso, fecha este livro. O Nosso Criador não criou o mundo e os seus habitantes em sete dias? E tu, porque razão  desejas saciar a tua fome e « chegar » num minuto?

O entusiasmo e a precipitação são duas coisas diferentes. Se o fogo da partida pode abrasar todo o teu ser num só instante, um acto que implica um compromisso para a vida inteira requer uma preparação, um discernimento, ou seja: tempo.

O documento que tens entre as mãos é destina-se, justamente, a acompanhar-te sempre que for necessário para associar o amor à primeira vista a um sim que durará para sempre, um pouco como os noivos que dizem sim, perante Deus e perante os homens, alguns meses após a  emoção do primeiro encontro.

No entanto, fica a saber que este manual de formação fala de São Francisco de Assis. Descobrirás, pouco a pouco, que falar dele sem falar do nosso Criador Trino e Uno, ou seja sem falar de quem foi o centro de interesse da sua vida, é querer fazer uma sopa de legumes sem água e sem legumes! Pois, Francisco  apercebeu-se que ...

Jesus Cristo é
O Caminho, a Verdade e a Vida.

A questão que resumirá todas as outras será , por fim, a seguinte: Será que os desejas realmente seguir, para a eternidade, o Caminho, a Verdade e a Vida que que Francico e Clara de Assis, e muitos outros, seguiram, seguiram,?

Boa viagem

Frei Rufino

PREFÁCIO

Caro formando,

Tens entre mãos um manual de formação. Ensinar-te-á muitas coisas... Mas antes de começares a percorrê-lo, ouve bem esta admonição que Francisco fazia aos seus irmãos e que, espero, te permitirá, seguir boa direcção, logo após teres lido as primeiras páginas:

Saber, mas para agir melhor

«O Apóstolo diz: A letra mata, só o espírito dá vida (2Cor 3, 6).

A letra mata os que se contentam com aprender palavras, para serem tidos entre os outros por mais sábios, e poderem adquirir grandes riquezas e dá-las a parentes e amigos.

A letra mata também aqueles religiosos que, em vez de seguirem o espírito das divinas Escrituras, só cuidam de lhes aprender as palavras para as ensinar aos outros.

Pelo contrário, o espírito das divinas Escrituras dá vida aos que nas letras que sabem e desejam aprender, não procuram o próprio proveito, mas, pela palavra e exemplo, com elas prestam homenagem ao Altíssimo Senhor, a quem pertence todo o bem.»

Será importante então saber, mas para agir melhor... Além disso, este manual não saberia afastar da tua formação, a presença necessária de um “mestre” de noviços (talvez, melhor: formador). Convido-te então a aproximar-te, pelo menos, de um irmão ou irmã da família Franciscana que te poderá (ou poderão) acompanhar na tua formação. Saberão acompanhar-te no caminho que te leverá a Deus * Os irmãos que quiserem religiosamente viver nos eremitérios, não sejam nem menos de três nem mais de quatro. Dois deles façam o ofício de mães, e tratem o outro ou os outros dois como se foram seus filhos. «Os primeiros levem a vida de Marta, e os outros dois a vida de Maria…» RE 1,1.2. Pois, trata-se dum acompanhamento, porque « são ministros, e conforme o que o Senhor deu a cada um. Um planta, o outro rega ; mas Deus é que dá o crescimento * Cf 1 Co 3 5-6. »»

Estes poucos meses de percurso permitir-te-ão também pensar no apelo que ouviste e decidir se desejas realmente empenhar-te a viver o Evangelho, seguindo os passos de Francisco. Pois, se o candidato olha e se o noviço tenta, o professo empenha-se.

O discernimento, único cocheiro capaz de conduzir a atrelagem das virtudes * 2 Cel 154,[não encontrei a citação] deverá ser também efectuado pelas pessoas que te acompanharão. Tal já sucedeu, em parte, quando vieste bater à porta: «  Os pedidos de admissão à Ordem Franciscana Secular são apresentados a uma Fraternidade local, cujo Conselho decide sobre a aceitação dos novos irmãos * Rofs 23 ». Foi então que te fizeram perguntas sobre a tua fé católica e sobre os sacramentos da Igreja. Espero que não tenhas ficado comovido. Era o que São Francisco perguntava aquando da admissão dos seus irmãos menores * 2 R 2 2-3. Este discernimento do teu mestre deverá então proseguir durante a tua formação porque « Compete ao mestre de noviços e aos seus colaboradores discernar e comprovar a vocação dos noviços... » * CDC Can. 652, 1.

Linhas gerais do manual de formação

O manual consta de doze capítulos organizados em volta de vários temas fortes encontrados na Regra da Ordem Franciscana Secular. Eis as grandes linhas:

CapítulosTema dos capítulos Artigos da Regra
IA Fé. No princípio. No tempo de Jesus. No tempo de Francisco. Apresentação da Ordem Franciscana Secular.1 a 3
IIViver o Evangelho.4 e 5
IIIMissão e comunhão com o Papa, os bispos e os padres. 6
IVConversão e reconciliação. Pureza do coração 7 e 12
VOração e Liturgia.8
VIA virgem Maria.9
VIIDever de estado. Construção de um mundo fraternal e evangélico.10 e 14 a16
VIIIPobreza e destacamento. Acolhimento do próximo. 11 e 13
IXA família.17
XO cântico das criaturas.18
XIPortadores da paz, mensageiros de perfeita alegria, membros de Cristo ressuscitado.19
XIIO empenhamento. A vida em fraternidade.20 a 26

Como encarar este manual de formação? A resposta é simples: como uma ferramenta. O carpinteiro utiliza às vezes uma plaina com o qual prepara a sua madeira para o adaptar aos serviços que se espera dele. Portanto, este manual é como uma plaina de carpinteiro. Nada mais.

O manual em pormenor(es)

Cada capítulo articular-se-á da seguinte maneira:

Primeiro, servir a Deus: a primeira parte do capítulo apresenta um ou vário(s) trecho(s) da Santa Escritura (Antigo e Novo testamento). Estes trechos estão por vezes adaptados para serem mais acessíveis ao leitor. Depois, é necessário utilizar uma máquina para viajar no tempo porque...

A segunda parte do capítulo leva-nos até ao tempo de São Francisco. Pois! Francisco só aparece em segundo lugar. O que é que desejas? O servidor não pode estar acima do Mestre. Um ou mais episódios da sua vida mostram como Francisco, um homem como tu e eu, viveu o Evangelho concretamente, no seu dia a dia. Depois, é necessário voltar a subir para a nossa máquina para abordar...

O estudo da Regra aprovada pelo nosso Soberano Pontífice em 1978. Para evitar que as viagens temporais te façam perder o sentido do presente...

A Quarta parte apresenta-se sob a forma de perguntas: perguntas de verificação dos conhecimentos e perguntas de aprofundamento. Ajudar-te-ão, a ti e ao teu acompanhante, no diálogo, na reflexão e na meditação.

Para terminar, a última página de cada capítulo apresenta uma série de referências destinadas a aprofundar uma ou outra questão sobre o tema geral do capítulo (referências aos Evangelhos, aos textos de São Francisco e às biografias de Francisco de Assis * Para não sobrecarregar o manual, só conservamos como referência biográfica nestas apresentações de fim de capítulos, as duas biografias de Tomás de Celano. Para pesquisas sobre outras biografias, o leitor está convidado a utilizar uma tábua de concordância como as que se encontram no fim deste manual e apresentada pelos PP. Théophile DESBONNETS e Damien VORREUX (O.F.M.), São Francisco de Assis – Documentos, Edições Franciscanas 1981. ). Estas referências estão acompanhadas do título do trecho ou de uma frase referenciada, para ver de um só relance de que se trata. Podem, no entanto, não ser utilizadas durante a formação pelo noviço, mas ser exploradas alguns anos mais tarde...

Este manual é portanto uma ferramenta. Ele não foi redigido com a preocupação de ser uma obra original. Assim, como verás rapidamente, muitos trechos foram extraídos de obras diversas sem nenhuma “vergonha” por parte do « plagiário de textos». Salvo omissão involuntária, as referências são sistematicamente indicadas em notas de rodapé. Estas podem permitir uma consulta do texto original integral ou aprofundar um ou outro ponto.

Conselho ao « mestre » dos noviços

Cara irmã, caro irmão da família franciscana, tens a muito nobre e muito tremenda responsabilidade de acompanhar este jovem ou estes jovens durante os meses de formação. Este manual ajudar-te-á neste ministério que é o teu. Receberás durante a formação, (mais precisamente de três em três capítulos), admonições ou conselhos. Serão, na maior parte das vezes extraídos da Santa Escritura e da obra de São Francisco * Serão conselhos que tratarão o fundo. A organização e a periodicidade dos encontros para garantir esta formação estão à tua livre vontade: faz o melhor o que puderes para alimentar este jovens.. . Já tiveste, sem dúvida, a oportunidade de conhecer alguns deles nas linhas acima: plantar, regar, sachar, cavar... Numa só palavra, tomar conta destes rebentos. Mas acima de tudo, a principal admonição é a seguinte: amá-los. Tudo o que empreenderes terá então um sentido...divino.

Topo da página

Realizado por www.pbdi.fr Ilustrado por Laurent Bidot Tradução : Nathalie Tomaz